Foi realizada no último sábado, dia 19, a etapa mineira do Curso “Gestão Estratégica em Ambientes Digitais”. A iniciativa foi resultado de uma parceria entre o PSB de Minas Gerais e a Fundação João Mangabeira, que vem promovendo o curso em todo o país. O presidente do PSB mineiro, João Marcos Lobo, e o secretário-geral, Adenor Simões, receberam os 50 participantes inscritos, entre pré-candidatos, militantes e dirigentes do partido em todo o estado.
A programação foi composta por palestras do professor Fábio Malini e do jornalista Erlon Boechat sobre o uso das redes sociais visando as eleições de 2018. De acordo com Malini, o processo eleitoral desse ano será marcado por uma atuação protagonista dos eleitores na internet, o que vai obrigar os candidatos a se manifestarem de forma clara e proativa nas redes sociais sobre suas propostas e ideias. “Não haverá lugar para os políticos que ficam em cima do muro nessas eleições, as pessoas buscarão saber o que pensam os seus candidatos”, afirmou o professor.
Já o jornalista Erlon Boechat apresentou as principais diretrizes para um correto uso de ferramentas como o Facebook, o Instagram e o WhatsApp. Os participantes debateram com o jornalista exemplos de como construir uma candidatura sólida e interativa na web.
O presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, tem afirmado que o objetivo do curso “é formar uma boa militância no ambiente digital, que conheça o assunto, que tenham conteúdo e esteja preparada para o debate de alto nível para diferenciar nossa presença nas redes sociais”, disse. Cada formação tem duração de oito horas e conta com exercícios práticos e apresentação de técnicas de marketing e recursos para monitoramento de redes.