O ex-prefeito de Belo Horizonte e atual presidente do Conselho da Frente Nacional de Prefeitos, Marcio Lacerda, escolheu a cidade em que nasceu, Leopoldina, para fechar um ciclo de 100 municípios visitados pelo interior de Minas Gerais. A chegada a Leopoldina se deu depois de cinco meses em que Marcio percorreu todas as regiões de Minas Gerais como pré-candidato do PSB ao Governo do Estado.
Desde o início de maio Marcio Lacerda tem visitado em média cinco municípios por semana. Eleito o melhor prefeito do Brasil por diversas vezes em seus oito anos de mandato em BH, Marcio tem sido convidado para falar com prefeitos, gestores públicos, veículos de comunicação, lideranças sindicais e movimentos sociais sobre modernização e eficiência na gestão pública. Enquanto presidente do Conselho da Frente Nacional de Prefeitos, Marcio Lacerda tem defendido também um novo municipalismo. Segundo ele, nos últimos anos os municípios têm recebido cada vez mais obrigações e menos recursos.
“Precisamos urgentemente reverter essa situação. Nas cidades, que é onde as pessoas vivem, ficam apenas 18% dos impostos arrecadados no país, enquanto o Governo Federal fica com 57% dos recursos. As cidades precisam receber uma fatia maior destes recursos para que as pessoas tenham melhores serviços públicos na Saúde, Educação, Transporte, entre outros”, defende Marcio.