Parques, praças, centros esportivos e ruas serviram de palco para milhares de eventos gratuitos que a Prefeitura de Belo Horizonte promoveu durante a gestão de Marcio Lacerda. Foi uma média de 7 mil eventos por ano. Além disso, as escolas públicas ficavam abertas aos finais de semana, proporcionando esporte, cultura e lazer para a comunidade.
Espaços públicos repletos de arte, esporte e lazer
No governo de Marcio Lacerda as pessoas passaram a ter mais acesso aos espaços públicos. Parques, praças, ruas e avenidas serviram de palco para a realização de milhares de eventos e programas da prefeitura e também da iniciativa privada. O resultado disso foi uma mudança no panorama da cidade, principalmente aos fins de semana, quando as pessoas sempre tinham algum atrativo para o seu lazer.
No Domingo a Rua é Nossa: pessoas no lugar de veículos
Esta foi uma iniciativa que caiu nas graças da população. Aos domingos, no período entre 8h e 14 horas, grandes ruas e avenidas da cidade foram fechadas ao trânsito de veículos e se transformaram em espaços de lazer para as pessoas. Caminhada, prática de exercícios, passeios de skate, brincadeiras para crianças e diversas atividades de lazer eram promovidas em mais de 20 vias em todas as regiões da cidade.
Varandas Urbanas: uma novidade para uma boa prosa
Outra novidade que foi implantada no governo de Marcio foram as Varandas Urbanas. Mais uma vez o espaço nas ruas e avenidas que era destinado aos veículos deram lugar à convivência entre as pessoas. Montadas principalmente em frente a bares e restaurantes – que eram os responsáveis pela implantação e manutenção, sob a supervisão da prefeitura, as Varandas foram um verdadeiro sucesso por toda a cidade e ao final da gestão já eram 40.
Aniversários comemorados em plena praça pública
Sabe o que virou moda durante a gestão de Marcio em BH? Comemorar aniversários em praças e parques da cidade. A novidade agradou principalmente as crianças. Este tipo de evento se tornou uma febre por toda a capital mineira e nos finais de semana muitos parques eram palco de celebrações.
Exercícios e lazer por toda a cidade
O movimento em parques e praças da cidade aumentou significativamente também no meio de semana. Desde 2010, Marcio implantou em todas as regiões da cidade cerca de 400 Academias a Céu Aberto. Cada uma delas tinha vários equipamentos que podem ser utilizados gratuitamente pela população. Mais saúde, qualidade de vida e um espaço de convivência muito saudável para as pessoas.
Brincando na Vila: lazer e diversão para todo mundo
O Programa Brincando na Vila foi criado em 2013 para desenvolver e garantir o acesso às políticas públicas de lazer e cultura para crianças e jovens de áreas de vulnerabilidade social na cidade. Foram realizadas atividades gratuitas praticadas nas ruas de lazer, como balão, pula-pula, cama elástica, pintura de rosto e brincadeiras com jogos educativos, além de diversas atrações artísticas.
Ruas de Lazer aos sábados e domingos
Outra atividade promovida pela prefeitura que movimentava a cidade eram as Ruas de Lazer aos finais de semana. Nos últimos dois anos, foram 457 ruas de lazer promovidas em quase todos os bairros da cidade. A comunidade se divertia com atividades realizadas em ruas, cama elástica, balões infláveis, mesa de pingue pongue, jogos com dama, de xadrez e dominó, além de orientações sobre prática de atividades esportivas, serviços sociais oferecidos pela Prefeitura, entre outras atividades.