A Habitação foi um dos setores de destaque da gestão de Marcio. O Vila Viva, projeto de urbanização de vilas e favelas da cidade, passou de 590 moradias para 4.600, chegando aos doze aglomerados de Belo Horizonte. Foram construídas cerca de 14 mil moradias para famílias carentes e mais de 23 mil domicílios foram regularizados.
Nunca se fez tanto em tão pouco tempo
Na gestão de Marcio Belo Horizonte viveu o maior período de construção e entrega de moradias para a população mais carente da cidade. Ao longo dos oito anos de governo, Marcio entregou 14 mil novas moradias, quase 150 unidades habitacionais por mês. E não eram apenas as moradias. Houve também a urbanização dos locais, a implantação de escolas, centros de saúde e equipamentos de lazer. Enfim, 14 mil famílias passaram a ter um novo lar e uma nova perspectiva de vida.
Ampliação do Vila Viva
O Vila Viva, programa de intervenção urbanística estruturante e integrada em vilas e favelas, que serviu de modelo e referência para outras cidades do país e do exterior, deu um enorme salto durante a gestão de Marcio. Até 2008 eram 590 moradias entregues. Ao final da gestão de Marcio este número saltou para 4.600 unidades, beneficiando moradores de 12 aglomerados da capital. Em todos os casos, antigas favelas deram lugar a novos bairros, com total infraestrutura para os moradores.
O caso da Vila São José
Este foi o exemplo mais emblemático do programa Vila Viva. Um sonho de 30 anos se tornou realidade para mais de cinco mil pessoas. Em julho de 2012 Marcio entregou 1408 novos apartamentos no local. A comunidade recebeu ainda uma ampla rede de equipamentos públicos, como dois centros de saúde, duas escolas municipais e um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), além da urbanização de 25 vias e avenidas, entre elas a duplicação da Avenida Tancredo Neves.
Mais de 23 mil domicílios regularizados
O programa habitacional da gestão de Marcio, o BH Morar, também investiu fortemente na regularização fundiária. Durante os oito anos de gestão, cerca de 23 mil domicílios tiveram a sua situação regularizada pela Prefeitura em dezenas de bairros por todas as regiões da cidade. Os moradores foram beneficiados com a entrega de títulos de propriedade, passando a ser donos de fato e de direito da residência onde moram.