Marcio Lacerda ampliou e fortaleceu a atuação da Guarda Municipal. A Guarda passou a atuar na vigilância das escolas e centros de saúde. Além disso, construiu o Centro de Operações da Prefeitura e implantou cerca de 1.500 câmeras de monitoramento. E fez uma Parceria Público Privada para modernizar toda a iluminação pública da cidade.
Valorização da guarda municipal
A Constituição define que a Segurança Pública não é uma atribuição direta do município, mas o governo de Marcio atuou firme também nessa área promovendo ações para transformar Belo Horizonte em uma cidade mais segura para os seus moradores. Uma das principais medidas foi a valorização e ampliação do papel da Guarda Municipal, que ao longo do governo de Marcio obteve várias conquistas.
Guarda Municipal armada
Na gestão de Marcio parte da Guarda Municipal começou a trabalhar com porte de arma de fogo, com crescimento progressivo para todo o efetivo previsto para os próximos anos. Na gestão de Marcio Lacerda a Guarda Municipal ganhou novas viaturas, equipamentos e também novos uniformes. Outra medida que fortaleceu o papel da Guarda foi a promoção de 300 agentes ao posto hierárquico de guarda municipal de classe especial.
Presença em escolas e centros de saúde
Na gestão de Marcio a Guarda Municipal começou a desempenhar um papel de fundamental relevância para a comunidade. Ela passou a estar presente em todas as escolas e centros de saúde da Prefeitura. Essa presença constante reduziu significativamente o número de ocorrências e passou a dar muita mais tranquilidade para a população. Enfim, a Guarda Municipal se consolidou como uma instituição de vocação comunitária, que atua próxima aos cidadãos e usuários dos serviços públicos municipais.
Aumento da vigilância eletrônica
Uma das medidas cruciais para inibir a ação de bandidos é o monitoramento. E no governo Marcio este aspecto da segurança pública recebeu um forte investimento. Em 2008 existiam 194 câmeras de monitoramento na cidade. Já em 2016 este número deu um salto para 1605, uma ampliação de 727%. Além de inibir a intenção do crime, as câmeras serviram também para que os órgãos de segurança identificassem diversos criminosos.
Segurança no transporte público
As estações do sistema de transporte Move estavam sendo palco de muitos assaltos. E Marcio tomou uma medida que praticamente zerou o número de ocorrências. Em um investimento de mais de 20 milhões, contratou seguranças para vigiar as estações. A partir de julho de 2015 foram implantados 48 postos de vigilância de 24 horas, com 192 vigilantes, sete dias por semana. Além disso, 100% da frota de ônibus da cidade passou a contar com câmeras de monitoramento.
Centro de Operações da Prefeitura
Marcio inaugurou em junho de 2014 um importante equipamento que auxilia bastante no sistema de segurança da cidade. Trata-se do Centro de Operações da Prefeitura, uma moderna unidade dotada de tecnologia de ponta com o objetivo de aprimorar a gestão eficaz dos serviços prestados à população, entre eles a segurança pública. No COP atuam diversos órgãos parceiros, entre eles a Polícia Militar e a Polícia Civil, além da Guarda Municipal.
Forte investimento no social
Proporcionar mais segurança para a população não significa apenas trabalhar no combate ao crime, é preciso atuar também na prevenção. E na gestão de Marcio foram várias ações que ajudaram a implantar a cultura da paz na cidade. Ações que foram realizadas principalmente com jovens e adolescentes nas escolas localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social. Muitas dessas escolas passaram a contar com o Plano Municipal de Segurança Escolar.
Cidade mais iluminada
Marcio investiu muito na ampliação e melhoria da iluminação pública da cidade, principalmente em praças e vias com maior concentração de pessoas. A orla da Lagoa da Pampulha, por exemplo, foi completamente iluminada. E em julho de 2016 foi assinado o contrato da Parceria Público-Privada (PPP) para a completa revitalização de toda a iluminação pública de Belo Horizonte.