Marcio construiu e colocou para funcionar o Hospital Dr. Célio de Castro. Trata-se do melhor hospital público do país, que em nada fica devendo a qualquer hospital de primeiro mundo. O único hospital municipal que existia na cidade, o Odilon Behrens, havia sido construído na gestão do então prefeito Juscelino Kubitschek, na década de 40.
Hospital SUS melhor do que particular
Você já imaginou um hospital público com atendimento 100% SUS melhor e mais moderno do que hospital particular de alto padrão? Pois este hospital existe. Marcio construiu o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, mais conhecido como hospital do Barreiro, região onde fica localizado o hospital. Construído por meio de uma Parceria Público Privada, o hospital foi inaugurado em dezembro de 2015. São 460 leitos, sendo 80 de CTI, e 16 salas de cirurgias em um prédio de 13 andares e um heliponto. A capacidade de atendimento mensal do Hospital é de 2.000 internações, sendo 1.000 delas cirúrgicas, 3.400 consultas de pré e pós-operatório e 20.000 exames.
Cidade ganhou mais duas novas UPAS
Na gestão de Marcio Belo Horizonte ganhou mais duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e passou a contar com nove. Foram inauguradas as UPAs Leste e Odilon Behrens. As novas unidades e a ampliação da equipe médica permitiram a ampliação do atendimento de urgência em mais de 30%. E o que é melhor: com um índice de resolutividade de 96,5%, o que significa que apenas 3,5% dos casos não eram solucionados na própria UPA.
Mais 75 equipes no saúde da família
A Expansão do Programa Saúde da Família foi uma das prioridades do governo Marcio. E o objetivo foi atingido. Em 2008 eram 513 equipes. Então 75 novas foram contratadas, passando para 588. A cobertura também foi ampliada de 79% para 86% da população da capital mineira. Em áreas mais carentes da cidade a cobertura chega a 100%. Em 2016 a Prefeitura atingiu a incrível marca de quase 5 milhões de visitas domiciliares. O PSF da capital mineira foi considerado o maior do país.
Ampliação do atendimento às pessoas
Uma das prioridades do governo de Marcio foi ampliar, melhorar e humanizar o atendimento à saúde em todas as áreas. Foi enorme a evolução do número de atendimentos realizados ao longo dos oito anos de governo. Consultas de Pré-Natal, exames preventivos, atendimentos odontológicos, cirurgias, serviços de urgência e emergência, entre outros. Em um ranking realizado pela revista Exame e que avaliou nove critérios, a saúde de Belo Horizonte foi considerada a segunda melhor do país, perdendo apenas para Vitória, no Espírito Santo. Não melhorou o tanto que a gente queria, mas melhorou muito.
Muito investimento na infraestrutura
Um dos aspectos que possibilitou a melhoria do atendimento na área da saúde foi a ampliação e revitalização da infraestrutura nas unidades. Cerca de 50 Centros de Saúde foram construídos e completamente reformados, melhorando sensivelmente as condições de atendimento. A cidade também ganhou novos equipamentos em outras áreas. O número de unidades de atendimento na área de saúde passou de 241 em 2008 para 334 em 2016, numa ampliação de quase 40%.
Academias da cidade: de 8 para 76
Promover a saúde e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos, além de ser um espaço de excelente convivência. Este é o objetivo das Academias da Cidade, espaços onde a Prefeitura disponibiliza profissionais de educação física e de outras áreas da saúde para orientar a prática esportiva dos cidadãos. Até 2008 Belo Horizonte contava com 8 Academias da Cidade. No final do governo Marcio, elas já eram 76 em toda a cidade, principalmente nas regiões de maior vulnerabilidade social.
Um governo de muitas inovações
No governo Marcio Belo Horizonte passou a contar com várias novidades e inovações na área da saúde. Uma delas foi a implantação do programa BH Saúde On Line. Desde 2014, os usuários do SUS passaram a ter acesso ao resultado dos seus exames por meio da internet, facilitando a vida das pessoas. Até então, o usuário fazia o exame e depois agendava uma data para a retirada do resultado em seu centro de saúde de referência. Com o novo sistema, o resultado do exame passou a ficar disponível em até 48 horas.
Cuidado e carinho com os animais
Belo Horizonte passou a ter uma Coordenadoria de Defesa e Proteção aos Animais durante o governo de Marcio. Todos os anos a Prefeitura, em parceria com ONGs, realizou o Projeto “Adote um Amigo”. Centenas de Feiras de Adoção de animais aconteceram em espaços públicos da cidade. Os alunos das escolas municipais passaram a ter palestras sobre “Como bem tratar os animais”. O serviço de vacinação de cães e gatos foi ampliado, bem como o controle da Leishmaniose.