Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional de Transportes (CNT/MDA) e divulgada nesta terça-feira pelo jornal Estado de Minas mostrou mais uma vez um cenário de empate técnico na segunda colocação para o governo de Minas. O levantamento mostra que o candidato do PSDB, senador Antonio Anastasia, lidera as intenções de voto com 21,5%. O governador Fernando Pimentel (PT) teria 13,3% e o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) vem em seguida com 9,7%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Marcio e Pimentel estariam empatados.
A divulgação da pesquisa aconteceu no mesmo dia em que Marcio Lacerda reiterou sua candidatura a governador de Minas Gerais. Nos últimos meses vinha aparecendo com frequência em veículos de comunicação de todo o país a notícia de que Marcio seria o candidato a vice-presidente na chapa liderada pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Através de sua conta oficial no Twitter, Marcio afirmou que não há hipótese de que essa possibilidade citada na mídia se concretize.
Todas as últimas pesquisas têm demonstrado que Marcio Lacerda se consolidou como a terceira via na disputa pelo governo de Minas, tornando-se assim uma alternativa viável à polarização entre PT e PSDB que há quase 20 anos administra o estado. Além de seguir crescendo nas intenções de voto, Marcio possui também o menor índice de rejeição entre os pré-candidatos que ocupam as primeiras colocações.
Na pesquisa do Instituto DataTempo/CP2 divulgada nesta segunda-feira, dia 30, pelo jornal O Tempo, o índice de rejeição é liderado por Fernando Pimentel (PT), que é rejeitado por 27,4% do eleitorado. Já Anastasia (PSDB) não receberia, de jeito nenhum, o voto de 17,9% dos mineiros. Bem distante dos dois nesse quesito, o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) é rejeitado por apenas 4% dos entrevistados.