Além da construção do Hospital do Barreiro, duas novas UPAs, reforma e construção de cerca de 50 centros de saúde, implantação de 76 Academias da Cidade e redução na espera por cirurgias eletivas, a prioridade para a Saúde foi demonstrada por meio da ampliação do Programa Saúde da Família, passando a atender 86% da população.
Mais 75 equipes no saúde da família
A Expansão do Programa Saúde da Família foi uma das prioridades do governo Marcio. E o objetivo foi atingido. Em 2008 eram 513 equipes e 75 novas foram contratadas, passando para 588. A cobertura também foi ampliada de 79 para 86% da população da capital mineira. Em áreas mais carentes da cidade a cobertura chega a 100%. Em 2016 a Prefeitura atingiu a incrível marca de quase 5 milhões de visitas domiciliares. O PSF da capital mineira foi considerado o maior do país. Veja outras conquistas na área da saúde.
Hospital SUS melhor do que particular
Você já imaginou um hospital público com atendimento 100% SUS melhor e mais moderno do que hospital particular de alto padrão? Pois este hospital existe. Marcio construiu o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, mais conhecido como hospital do Barreiro, região onde fica localizado o hospital. Construído por meio de uma Parceria Público Privada, o hospital foi inaugurado em dezembro de 2015. São 460 leitos, sendo 80 de CTI, e 16 salas de cirurgias em um prédio de 13 andares e um heliponto. A capacidade de atendimento mensal do Hospital é de 2.000 internações, sendo 1.000 delas cirúrgicas, 3.400 consultas de pré e pós-operatório e 20.000 exames.
Cidade ganhou mais duas novas UPAS
Na gestão de Marcio Belo Horizonte ganhou mais duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e passou a contar com nove. Foram inauguradas as UPAs Leste e Odilon Behrens. As novas unidades e a ampliação da equipe médica permitiram a ampliação do atendimento de urgência em mais de 30%. E o que é melhor: com um índice de resolutividade de 96,5%, o que significa que apenas 3,5% dos casos não eram solucionados na própria UPA.
Ampliação do atendimento às pessoas
Uma das prioridades do governo de Marcio foi ampliar, melhorar e humanizar o atendimento à saúde em todas as áreas. No quadro abaixo você pode conferir a evolução do número de atendimentos realizados ao longo dos oito anos de governo. Consultas de Pré-Natal, exames preventivos, atendimentos odontológicos, cirurgias, serviços de urgência e emergência, entre outros. Em um ranking realizado pela revista Exame e que avaliou nove critérios, a saúde de Belo Horizonte foi considerada a segunda melhor do país, perdendo apenas para Vitória, no Espírito Santo. Não melhorou o tanto que a gente queria, mas melhorou muito.
Muito investimento na infraestrutura
Um dos aspectos que possibilitou a melhoria do atendimento na área da saúde foi a ampliação e revitalização da infraestrutura nas unidades. Cinco novos centros de saúde foram construídos e outros cerca de 40 foram completamente reformados, melhorando sensivelmente as condições de atendimento. A cidade também ganhou novos equipamentos em outras áreas. O número de unidades de atendimento na área de saúde passou de 241 em 2008 para 334 em 2016, numa ampliação de quase 40%.
Academias da cidade: de 8 para 76
Promover a saúde e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos, além de ser um espaço de excelente convivência. Este é o objetivo das Academias da Cidade, espaços onde a Prefeitura disponibiliza profissionais de educação física e de outras áreas da saúde para orientar a prática esportiva dos cidadãos. Até 2008 Belo Horizonte contava com 8 Academias da Cidade. No final do governo Marcio, elas já eram 76 em toda a cidade, principalmente nas regiões de maior vulnerabilidade social.
Um governo de muitas inovações
No governo Marcio Belo Horizonte passou a contar com várias novidades e inovações na área da saúde. Uma delas foi a implantação do programa BH Saúde On Line. Desde 2014, os usuários do SUS passaram a ter acesso ao resultado dos seus exames por meio da internet, facilitando a vida das pessoas. Até então, o usuário fazia o exame e depois agendava uma data para a retirada do resultado em seu centro de saúde de referência. Com o novo sistema, o resultado do exame passou a ficar disponível em prazo de até 48 horas.
Cuidado e carinho com os animais
Belo Horizonte passou a ter uma Coordenadoria de Defesa e Proteção aos Animais durante o governo de Marcio. Todos os anos a Prefeitura, em parceria com ONGs, realizou o Projeto “Adote um Amigo”. Centenas de Feiras de Adoção de animais aconteceram em espaços públicos da cidade. Os alunos das escolas municipais passaram a ter palestras sobre “Como bem tratar os animais”. O serviço de vacinação de cães e gatos foi ampliado, bem como o controle da Leishmaniose.