Marcio Lacerda implantou o programa BH Metas e Resultados, que monitorava todos os objetivos a serem alcançados em seu governo. Por outro lado, realizou tudo de forma aberta, honesta e transparente. De acordo com o criterioso ranking elaborado pela Controladoria Geral da União, Belo Horizonte alcançou o primeiro lugar no quesito Transparência, atingindo nota máxima.
Um governo de resultados concretos
Marcio levou para a gestão pública vários procedimentos da iniciativa privada. Uma das primeiras medidas do governo foi estabelecer objetivos a serem alcançados. Logo no início da gestão, Marcio criou o Programa BH Metas e Resultados, que definiu 40 projetos sustentadores em todas as áreas da administração. Cada um destes projetos tinha metas a serem alcançadas com prazos definidos. Foi com esse método que Marcio conseguiu fazer Belo Horizonte conquistar avanços em todos os setores.
Exemplo de transparência e honestidade
Belo Horizonte foi uma das primeiras cidades do país a adotar a Lei Complementar 131, a conhecida Lei da Transparência. De acordo com o Ranking da Controladoria Geral da União, na avaliação das prefeituras do país Belo Horizonte ficou em primeiro lugar no ranking da transparência, alcançando a nota máxima possível. Uma conquista de toda a população.
Oito anos sem escândalos de corrupção
Ser honesto é obrigação, mas é sempre bom lembrar: Marcio não roubou nem deixou roubar. Foram oito anos de governo sem nenhum escândalo de corrupção. Uma gestão marcada pela ética, pelo respeito ao dinheiro público. Uma das inovações de Marcio foi a criação da Secretaria Especial de Prevenção à Corrupção e Informações Estratégicas, que, entre outras funções, realizava o acompanhamento da evolução patrimonial dos servidores.