Marcio Lacerda fez a maior intervenção na história do transporte público de Belo Horizonte. Criou o Sistema Move, com ônibus novos, confortáveis, com ar condicionado e que trafegam em faixas exclusivas. Enfim, um ônibus que anda mais rápido do que carro. O sistema transporta diariamente 700 mil usuários de BH e cidades da região metropolitana.
Transporte coletivo de qualidade
Na gestão de Marcio Belo Horizonte ganhou um novo modelo de transporte coletivo, o Sistema Move. Implantado no início de 2014, o Move foi a maior intervenção na história do transporte público em Belo Horizonte. Foram investidos mais de um bilhão de reais para oferecer às pessoas um transporte com mais qualidade, rapidez e segurança. O Sistema recebeu o prêmio internacional Sustainable Transportation Award 2015, em Washington, nos Estados Unidos. A premiação global é concedida anualmente, desde 2005, à cidade que tenha implantado projetos inovadores e de destaque no campo do transporte.
Estações mais seguras e confortáveis
No Sistema Move, aqueles tradicionais abrigos de ônibus foram substituídos por estações modernas e mais seguras. O projeto arquitetônico das estações do Move de Belo Horizonte foi escolhido o melhor projeto de transporte coletivo no prêmio Architizer, considerado o “Oscar” da arquitetura. Mais de 3 mil projetos de 80 países participaram em diversas categorias. A premiação aconteceu em 2015.
http://www.revistaecologico.com.br/noticia.php?id=3507
Mais rápido que carro
Uma das grandes vantagens do sistema Move é a rapidez. Os trajetos feitos através do Move na maioria das vezes são mais rápidos do que aqueles realizados por meio de veículos particulares. Um exemplo disso é ir de Move do centro da cidade para o Mineirão em dias de jogos. Quando um carro demora em média cerca de uma hora para fazer o trajeto, o torcedor que vai de Move gasta aproximadamente 20 minutos.
Meio passe vira realidade
Uma das mais antigas reivindicações do movimento estudantil em Belo Horizonte – desde a década de 70 o assunto já estava na pauta -, o meio passe escolar foi criado na gestão de Marcio. Implantado em 2011, o meio passe passou a beneficiar os alunos do ensino médio e também do Prouni e da Escola de Jovens e Adultos. O benefício era totalmente subsidiado pela prefeitura e não significou aumento no valor da tarifa para os demais usuários do sistema de transporte público.
Mais ciclovias por toda BH
A gestão de Marcio quebrou um tabu em Belo Horizonte. Muita gente falava que não tinha jeito de fazer ciclovia na capital mineira por causa do relevo acidentado da cidade. Contrariando essa tese, ao final da gestão de Marcio, Belo Horizonte contava com quase 90 quilômetros de ciclovias. Mais de 600 bicicletários e paraciclos foram instalados na cidade e o incentivo ao uso de bicicleta virou realidade em BH.