Neste mês a gestão de Marcio Lacerda à frente da Prefeitura de Belo Horizonte (2009/2016) recebeu mais um reconhecimento nacional. A Parceria Público Privada que prevê a revitalização e modernização do sistema de iluminação pública da cidade recebeu o prêmio “Inova Cidade 2018”. A premiação foi concedida pelo Instituto Smart City Business América, que reconhece as iniciativas inteligentes para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A PPP da Iluminação Pública de BH foi concebida durante a segunda gestão de Marcio. O contrato inicial foi assinado no dia 13 de julho de 2016, depois de mais de três anos de estudos e realização do processo licitatório. Belo Horizonte foi a primeira capital do país a efetuar uma PPP nessa área. De acordo com o contrato, serão substituídas cerca de 180 mil lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, além da implantação de um sistema de gestão que vai possibilitar o controle remoto das luminárias.
Na ocasião da assinatura do contrato, Marcio destacou os benefícios para a população com uma “iluminação pública de melhor qualidade, proporcionando mais segurança e economia de energia na cidade”. Além disso, ressaltou ainda o pioneirismo da ação e o porte da parceria, que transforma Belo Horizonte como referência para outras cidades em termos de iluminação pública.