A Associação Mineira de Municípios realiza nesta quarta-feira no Mineirão um encontro entre os pré-candidatos a governador e os prefeitos, vereadores, secretários municipais e gestores públicos de todo o estado. O evento integra a programação do 35º Congresso de Municípios, aberto nesta terça-feira, dia 19. Pré-candidato ao governo pelo PSB, o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda tem presença confirmada no Congresso. A participação de Marcio está marcada para começar às 9 horas.
O tema central do Congresso é o fortalecimento dos municípios enquanto protagonistas do desenvolvimento social e econômico do país. Presidente da Frente Nacional de Prefeitos entre 2015 e 2017, Marcio Lacerda acumula uma trajetória reconhecida em defesa de um novo municipalismo. “Neste momento em que estamos prestes a entrar no período eleitoral, teremos uma excelente oportunidade para rediscutir o papel das cidades no crescimento do nosso estado e do nosso país. Eu defendo a revisão do pacto federativo através da ampliação gradual de recursos destinados aos municípios. É nas cidades que as pessoas vivem é a nas cidades que devem ser feitos cada vez mais investimentos em obras e projetos que melhorem a vida da população”, disse Marcio.
Para colocar os salários dos servidores estaduais em dia e regularizar os repasses do governo para os municípios, Marcio Lacerda defende um enxugamento da máquina pública, com redução dos cargos comissionados e desburocratização da administração estadual. “Viajando pelas 170 cidades que visitamos desde o ano passado, conheci de perto o belo trabalho que vem sendo realizado pelos prefeitos e vereadores eleitos. O que falta é um conjunto de iniciativas por parte do governo estadual no sentido de cortar gastos, atrair novos investimentos e assim gerar mais empregos. Assim será possível colocar fim a esta dívida do Estado com os municípios”, defendeu.