A convite da embaixada britânica, o pré-candidato ao governo de Minas Gerais e ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda participou essa semana em Londres, Inglaterra, de conversas com gestores públicos britânicos sobre inovação e modernização na Administração Pública.
Nesta quinta, dia 17, Marcio visitou um dos centros de ensino da Hult International Business School, onde conversou com gestores da Ashridge Executive Education, instituição responsável pela formação de dirigentes do governo britânico. Fundada há mais de 50 anos, a Ashridge Executive Education é uma escola de formação de líderes, tanto no setor público quanto na iniciativa privada. Na quarta, dia 16, o ex-prefeito foi recebido na sede do Parlamento Inglês para dialogar e trocar experiências sobre gestão pública e conceitos de liderança.
Antes de sua visita a Londres, Marcio Lacerda já havia participado no começo dessa semana em São Paulo, a convite da Fundação Lemann e da Fundação Brava, do Encontro de Altas Autoridades Brazil Rising 180 Dias: uma nova gestão pública para um novo Brasil. O evento foi realizado em continuidade a um seminário sediado em 2017 na Universidade de Yale, no Estados Unidos, também acompanhado por Marcio.
Durante os oito anos de seu governo em Belo Horizonte, Marcio Lacerda atendeu dezenas de convites para participar de eventos internacionais e apresentar as políticas públicas implantadas na cidade. A lista de países visitados por Marcio para mostrar os bons exemplos de sua gestão em BH inclui China, Alemanha, Itália e Estados Unidos, entre outros. Em 2016, por exemplo, Marcio Lacerda apresentou os programas de Participação Popular da Prefeitura durante um seminário na Universidade de Harvard, EUA.
De acordo com o ex-prefeito, os convites mostram o grande interesse compartilhado por gestores de todo o mundo em conhecer os avanços conquistados em Belo Horizonte. “Encontros como estes que tive na Inglaterra são muito importantes não apenas para falar da minha experiência como prefeito, mas principalmente para aprender com quem pratica hoje o que há de mais moderno e eficiente quando o assunto é Gestão Pública. Levo daqui mais um importante aprendizado”, disse Marcio.