Já em seu primeiro mandato na Prefeitura de Belo Horizonte – 2009/2012 -, Marcio ganhou projeção nacional. Por diversas vezes, institutos de pesquisa – entre eles DataFolha e Ibope – apontaram Marcio como o Melhor Prefeito do Brasil. Mas o grande reconhecimento mesmo veio nas urnas em 2012, quando Marcio foi reeleito no primeiro turno.
O reconhecimento do bom trabalho
A primeira experiência eleitoral de Marcio foi em 2008, quando disputou a Prefeitura de Belo Horizonte e venceu a eleição. A partir de 2009 o seu trabalho na capital mineira começou a conquistar projeção nacional. E já no primeiro mandato Marcio foi apontado por diversos institutos de pesquisa, entre eles o DataFolha e o Ibope, como o melhor prefeito do Brasil. O reconhecimento pelo bom trabalho veio também através de vários prêmios nacionais e internacionais que Belo Horizonte conquistou durante a gestão de Marcio. Foram desenvolvidas e aprimoradas políticas públicas de sucesso que, além de melhorar a vida da população em Belo Horizonte, foram adotadas como modelo para outras cidades do Brasil e de outros países, o que levou Marcio a ser considerado um dos melhores prefeitos do mundo.
MELHOR CAPITAL DO BRASIL
Por três vezes consecutivas, Belo Horizonte foi apontada como melhor capital do Brasil. A constatação é do mais completo ranking de avaliação de cidades do país, levando em consideração 77 questões, produzido pela empresa de consultoria Delta Economics & Finance. No último ranking, de novembro de 2016, a capital mineira foi eleita a melhor capital brasileira e a segunda melhor cidade no Brasil, resultados alcançados também em 2014 e 2015.
DESTAQUE NA SAÚDE
Uma das prioridades do governo de Marcio foi ampliar, melhorar e humanizar o atendimento à saúde em todas as áreas. Houve grande evolução no número de atendimentos realizados ao longo dos oito anos de governo. Consultas de pré-natal, exames preventivos, atendimentos odontológicos, cirurgias, serviços de urgência e emergência, entre outros. Em um ranking realizado pela revista Exame, que avaliou nove critérios, a saúde de Belo Horizonte foi considerada a segunda melhor do país, perdendo apenas para Vitória, no Espírito Santo. Não melhorou o tanto que a gente queria, mas melhorou muito.
PRÊMIO LÚCIO COSTA DE MOBILIDADE, SANEAMENTO E HABITAÇÃO
As ações desenvolvidas em Belo Horizonte nas áreas de Mobilidade, Saneamento e Habitação foram reconhecidas pela Câmara dos Deputados com a entrega, ao prefeito Marcio Lacerda, do prêmio Lúcio Costa. Criado em 2015, o prêmio homenageia pessoas e instituições que contribuem com políticas para melhorar a qualidade de vida das cidades brasileiras.
CIDADE EFICIENTE
A capital mineira ficou no topo do Ranking de Eficiência de Municípios – lista elaborada pelo jornal Folha de São Paulo, em parceria com o Instituto Datafolha, sobre a eficiência dos municípios brasileiros. Considerando-se as cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes, Belo Horizonte figura no ranking como a mais eficiente.
BEM-ESTAR URBANO
Belo Horizonte tem o melhor índice de bem-estar urbano entre as capitais com mais de dois milhões de habitantes. O resultado foi divulgado em setembro de 2016 pelo INCT Observatório das Metrópoles, para oferecer mais um instrumento para formulação de políticas públicas. No ranking geral, Belo Horizonte ficou em quarto lugar.
SEGURANÇA NO TRÂNSITO
A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu o prêmio Governarte, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na categoria “Segurança no Trânsito em Ação”, com o projeto “Mobicentro – Segurança para o Pedestre e Prioridade para o Transporte Coletivo na Área Central”. O Prêmio Governarte é concedido anualmente pelo BID.
PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA 2012 e 2016
Belo Horizonte conquistou nas últimas duas gestões o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Fundação Abrinq. Em 2012, foi uma das 9 cidades entre 1500 inscritas a receber o Prêmio “Destaque Nacional”. Em 2016 foram apenas seis. E Marcio Lacerda ganhou nas duas.
CIDADE LÍDER EM MEIO AMBIENTE
Belo Horizonte foi eleita pelo segundo ano consecutivo no evento Connected Smart Cities como a cidade líder em Meio Ambiente no Brasil e ficou em 5º lugar geral entre as cidades mais inteligentes. A premiação analisa 11 setores das cidades a partir de mais de 70 indicadores, como mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia, saúde, educação, economia e segurança.
TRÊS VEZES CAPITAL BRASILEIRA DA HORA DO PLANETA
Belo Horizonte foi eleita por três vezes consecutivas a Capital Brasileira da Hora do Planeta (2014, 2015 e 2016). O júri internacional da Hora do Planeta: o Desafio das Cidades, projeto global do WWF em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade), premiou a capital mineira pelo esforço direcionado para a sustentabilidade.
PRÊMIO NESTLÉ
A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu, em 2016, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Nacional Nutrir nas Escolas, que reconhece projetos e ações de educação alimentar para crianças e adolescentes nas redes municipais. Entre as cidades escolhidas pela Fundação Nestlé, Belo Horizonte conquistou mais uma vez o prêmio na categoria Nutricionista.
COMPETITIVIDADE TURÍSTICA
Belo Horizonte foi elevada, em 2015, ao ranking dos cinco destinos do país com maior competitividade turística. A capital atingiu 79 pontos, acima da média das capitais brasileiras (68,6) e do Brasil (60) na avaliação do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, realizado pelo Ministério do Turismo em 2015.
RECEBER BEM
Belo Horizonte é uma das cidades brasileiras que mais recebe eventos internacionais, conforme estudo divulgado pela International Congress & Convention Association (ICCA). A capital mineira está em quinto lugar segundo o ranking da ICCA de 2015, a sua melhor posição histórica. Belo Horizonte superou inclusive cidades litorâneas, como Salvador, Recife e Fortaleza.
INOVAÇÃO EM DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
O Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente (OPCA), lançado pela PBH em 2014, venceu, na categoria “Inovação em Democracia Participativa”, o 1º Prêmio Boas Práticas de Orçamento Participativo na Gestão Pública, da Rede Brasileira de Orçamento Participativo. O OPCA envolveu, em suas duas edições, cerca de 30 mil alunos de 43 escolas.
CAPITAL DO TRANSPORTE SUSTENTÁVEL
Belo Horizonte recebeu o Prêmio Transporte Sustentável 2015 (Sustainable Transport Award – STA 2015), do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, em reconhecimento a experiências bem-sucedidas na área de transporte e mobilidade urbana.
QUALIDADE EM TRANSPORTE E TRÂNSITO
A BHTrans, empresa de transporte público de Belo Horizonte, foi a vencedora do Prêmio ANTP de Qualidade 2015 da Associação Nacional de Transportes Públicos. A empresa ganhou o Troféu Ouro na categoria Órgãos Gestores de Transporte e Trânsito. Na edição anterior, 2011/2013, a BHTrans foi contemplada com o Troféu Prata na mesma categoria.
TECNOLOGIA CIDADÃ
O BH Resolve Mobile foi o primeiro aplicativo brasileiro a ser premiado na categoria “Desenvolvimento Mobile App” no Prêmio Geospacial América Latina para a Inovação. Integrado ao Sistema de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Belo Horizonte (SACWEB), o aplicativo foi desenvolvido pela Prodabel, em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Modernização.
SAÚDE BUCAL PREMIADA
Belo Horizonte conquistou o primeiro lugar na categoria qualidade em atendimento odontológico do Prêmio Brasil Sorridente 2015. O prêmio é uma iniciativa do Conselho Federal de Odontologia (CFO), em parceria com o Ministério da Saúde, e é concedido a municípios que se destacam na implantação e na efetivação de políticas públicas de saúde bucal.
SUSTENTABILIDADE GANHA PRÊMIO NACIONAL
A Prefeitura de Belo Horizonte conquistou três prêmios no evento Connected Smart Cities – Cidades Inteligentes no Brasil, realizado em São Paulo. A capital mineira ficou em primeiro lugar no segmento de Meio Ambiente, foi a segunda colocada em Governança e também conquistou o 3º lugar no ranking geral.
CIDADE SEM ANALFABETISMO
Belo Horizonte é um Município Livre do Analfabetismo. O certificado é conferido pelo Ministério da Educação (MEC) às cidades que alcançam mais de 96% de alfabetização da população acima de 15 anos e foi entregue à capital mineira em setembro de 2014.
REFERÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PPPS
Belo Horizonte foi a primeira cidade brasileira a construir escolas por meio de Parceria Público-Privada e por isso a Prefeitura foi selecionada como finalista regional da América Latina do prêmio Citi Ingenuity Awards 2013, da revista britânica Financial Times. O projeto foi também considerado um dos cem mais inovadores do mundo pela publicação internacional Infrastructure 100.
REDUÇÃO HISTÓRICA NA MORTALIDADE INFANTIL
Em 2014, Belo Horizonte conseguiu um resultado histórico na área da saúde: reduzir a mortalidade infantil para um dígito. Em 2005, a taxa era 14,36 óbitos por mil nascidos vivos e, em 2014, o município chegou a 9,7 óbitos por mil nascidos vivos. Com isso, o município superou a meta fixada pela ONU nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
MELHOR PARA INVESTIR EM NEGÓCIOS
Belo Horizonte é a segunda melhor cidade do Brasil, com população acima de dois milhões de habitantes, para investir em negócios. O levantamento, realizado pela empresa de consultoria paulista Urban System, foi publicado na edição de abril de 2014 da Revista Exame e avaliou as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes no que se refere a investimentos em negócios.
CIDADE VERDE
Belo Horizonte foi considerada exemplo para a América Latina por incentivar a agricultura urbana e a única cidade brasileira citada em estudo realizado em 2013 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A pesquisa foi realizada para avaliar o estado da agricultura urbana e periurbana (UPA) na América Latina e no Caribe.
MELHOR IDH
A capital mineira é a cidade com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles com mais de 2 milhões de habitantes, segundo a ONU. Estudo divulgado em 2013, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do IPEA, colocou Belo Horizonte, que aparece na faixa IDH muito alto, entre as melhores cidades do Brasil para se viver.
DESTAQUE NO SANEAMENTO
Belo Horizonte foi apontada como a 3ª melhor capital do país em condições de saneamento básico, segundo estudo do Instituto Trata Brasil, de São Paulo, divulgado em 2013. A avaliação foi baseada no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico do Ministério das Cidades. Foram considerados índices como percentual de água tratada e de coleta de esgoto.
QUALIDADE DE VIDA PARA IDOSOS
Belo Horizonte é a melhor metrópole brasileira, entre as cidades com mais de 2 milhões de habitantes, para se viver depois da aposentadoria. A constatação da qualidade de vida para os idosos na capital mineira foi apresentada em estudo da empresa Urban Systems. A pesquisa, divulgada em 2013, fez uma análise de aspectos econômicos, demográficos e de qualidade de vida.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM ALTA
Belo Horizonte foi considerada, em estudo da Fundação Getúlio Vargas divulgado em dezembro de 2012, a segunda melhor capital do Brasil para se viver do ponto de vista do desenvolvimento social. Em todas as dimensões superou o resultado estadual e a média nacional. O resultado é baseado em dados do ISDM (Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios).
PRÊMIOS INTERNACIONAIS
CIDADE DO MÉXICO – MÉXICO
Data: 01/12/2016
Evento: Prêmio das Cidades do C40 2016
O C40 é um grupo de grandes cidades de todo o mundo empenhado em combater os efeitos das mudanças climáticas no planeta. O C40 City Awards, lançado em 2013, busca atrair o reconhecimento internacional para o importante papel desempenhado pelas cidades, percebidas como uma força líder frente à ação climática em todo o mundo, mostrando suas histórias de sucesso para que outros centros urbanos sejam não somente inspirados, mas também capacitados para agir. Belo Horizonte ficou no pódio juntamente com Paris e Nova Iorque na categoria política de enfrentamento às mudanças climáticas.
CONVITE DA UNIVERSIDADE DE HARVARD
BOSTON – ESTADOS UNIDOS
Data: 17 e 18/11/2016
Evento: Sixth Annual Lemann Dialogue
Atividades: Palestra “Administrando cidades, prestando serviços e confrontando desigualdades”. Único prefeito brasileiro convidado para o evento.
EXPERIÊNCIA DE GESTÃO EM MARRAQUEXE – MARROCOS
Data: 14/11/2016
Evento: “Cúpula de Líderes Locais e Regionais para o Financiamento da Transição Sustentável de Territórios – Climate Summit for Local and Regional Leaders Financing the Sustainable Transition of Territories”
Convidado pelo Fundo Mundial do Desenvolvimento das Cidades e outras duas entidades de prefeitos marroquinos para dar uma palestra sobre a experiência de Belo Horizonte nas ações de enfrentamento às mudanças climáticas.
PRÊMIOS INTERNACIONAIS EM QUITO – EQUADOR
Data: 16 a 20/10/2016
Evento: 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III
Atividades: Belo Horizonte recebeu dois prêmios internacionais. Pela terceira vez consecutiva, foi eleita a Capital Nacional da Hora do Planeta. O prêmio foi concedido em reconhecimento ao protagonismo nas ações voltadas à sustentabilidade e ao enfrentamento das mudanças climáticas. Foi avaliado por um júri internacional de especialistas do Desafio das Cidades, evento organizado pela Organização Não Governamental (ONG) World Wide Fund for Nature (WWF), em parceria com o Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade). O outro foi o prêmio Governarte, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, foi a vencedora da categoria “Segurança no Trânsito em Ação”. A PBH concorreu com o projeto “Mobicentro – Segurança para o Pedestre e Prioridade para o Transporte Coletivo na Área Central”.
EXEMPLO DA SEGURANÇA ALIMENTAR EM BERLIM – ALEMANHA
Data: 14/01/2016 a 16/01/2016
Evento: Global Forum for Food and Agriculture (Fórum Global para Alimentação e Agricultura).
Apresentar as políticas públicas de Belo Horizonte de Segurança Alimentar e Nutricional.
COP 21 EM PARIS – FRANÇA
Data: 30/11/2015 a 05/12/2015
Evento: 21ª Conferência do Clima da ONU – COP 21
Objetivos: Participação na inauguração da Cúpula sobre o Clima para Líderes Locais e da agenda voltada para governos locais no âmbito da COP 21. Acordo entre as principais cidades do mundo para o enfrentamento das mudanças climáticas.
APRESENTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA BH CIDADANIA A CONVITE DO BANCO MUNDIAL EM PEQUIM – CHINA
Data: 10/11/2015
Evento: Fórum de Aprendizado Sul-Sul – Sistemas de Proteção Social em Desenvolvimento num Mundo Urbanizado
Objetivo: Apresentar a experiência do programa BH Cidadania a convite do Banco Mundial. Belo Horizonte foi selecionada para apresentar sua experiência na construção de um sistema de proteção social durante o evento. Assim, este fórum é o principal evento da Prática Global de Proteção Social e Trabalho do Banco Mundial, reunindo um total de 1000 gestores e formuladores de políticas para compartilhar e promover o conhecimento e prática global em matéria de proteção social. O tema de 2015 foi “Sistemas Urbanos de Proteção Social”, com foco em programas e sistemas que constituam redes de proteção social.
APRESENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR EM MILÃO – ITÁLIA
Data: 13, 15 e 16/10/2015
Evento: Expo Milão 2015
Objetivo: Apresentação das políticas de segurança alimentar de Belo Horizonte e assinatura do protocolo internacional Milan Urban Food Policy Pact.
Belo Horizonte também participou da assinatura do “Urban Food Policy Pact”, organizado pela Prefeitura de Milão. Este é um Protocolo Internacional que envolve um grande número de cidades do mundo para o desenvolvimento de um sistema alimentar com base nos princípios da sustentabilidade e justiça social. Assim, este Pacto, o “Milan Urban Food Policy Pact”, é um compromisso para a coordenação de políticas internacionais alimentares que foram subscritas pelos Prefeitos, durante o “Mayors Summit”- Fórum de Prefeitos.
APRESENTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL EM TURIM – ITÁLIA
Data: 14/10/2015
Evento: 3º Fórum Mundial sobre Desenvolvimento Econômico Local
Objetivo: Apresentar a experiência de Belo Horizonte sobre como governos locais podem promover uma distribuição mais equitativa de renda, riqueza e acesso a oportunidades e recursos. O convite foi feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), SEBRAE e Prefeitura de Torino.
LANÇAMENTO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) EM NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS
Data: 23 a 25/09/2015
Evento: Semana do Clima em Nova Iorque
Descrição: Participação da Semana do Clima em Nova Iorque. O evento de maior relevância foi a Assembleia Geral das Nações Unidas, encontro no qual várias autoridades internacionais estiveram presentes para rever a agenda de desenvolvimento pós 2015. Todos os eventos que ocorreram nesta semana visaram discutir a pauta que englobava assuntos sustentabilidade, mudanças climáticas e ODS. Na ocasião, o Prefeito Marcio Lacerda pôde apresentar as principais políticas empreendidas por Belo Horizonte no sentido de alcançar os ODM e a transição de nossa agenda local para os ODS, com ênfase em iniciativas de planejamento urbano, cooperação internacional e mudanças climáticas.
ENCONTRO DOS PREFEITOS COM O PAPA EM ROMA – ITÁLIA
Data: 21 e 22 de julho de 2015
Evento: Encontro de Prefeitos com o Papa Francisco
Apresentação sobre a importância das autoridades locais no enfrentamento às mudanças climáticas e sobre programas de meio ambiente adotados em Belo Horizonte. Para este evento foram convidados cerca de 60 Prefeitos das cidades mais importantes do mundo. Belo Horizonte chefiou a entrega da declaração dos prefeitos brasileiros ao Papa.
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MOBILIDADE EM NOVA DELI – ÍNDIA
Data: 15 e 16/04/2015
Evento: Connect Karo 2015
Organizado pela EMBARQ Índia, o Connect Karo faz parte de uma série de eventos internacionais que são focados na temática e desenvolvimento do transporte urbano sustentável. O Prefeito Marcio Lacerda foi o principal orador do evento e compartilhou com os participantes a história de transformação de Belo Horizonte e do Brasil nos preparativos para a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
PRÊMIO TRANSPORTE SUSTENTÁVEL EM WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS
Data: 15/01/2015
Evento: Conferência do Conselho de Pesquisas em Transporte do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (Institute for Transportation & Development Policy – ITDP).
Objetivo: Receber o Prêmio Transporte Sustentável 2015 (Sustainable Transport Award – STA 2015). Promovido pelo Banco Mundial e World Resources Institute, este evento foi uma conferência anual na área de transportes urbanos. O tema de 2015 foi Cidades Inteligentes para uma Prosperidade Conjunta, que procurou tratar de como as cidades inteligentes aliadas à temática da mobilidade urbana podem melhorar a qualidade de vida da população.
PRÊMIO PELA CULT URA SUSTENTÁVEL NA CIDADE DO MÉXICO – MÉXICO NOVEMBRO DE 2014
O projeto Arena da Cultura, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), foi reconhecido internacionalmente como prática sustentável e inclusiva. O projeto ganhou em novembro de 2014 a primeira edição do “Prêmio Internacional CGLU – Cidade do México – Agenda 21 da Cultura”, organizado pela Rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), a mais importante organização internacional de governos locais do mundo, e pelo governo da Cidade do México.
PRÊMIO DA HORA DO PLANETA EM VANCOUVER – CANADÁ
Data: 25 a 30/03/2014
Evento: Final do Desafio das Cidades World Wildlife Fund (WWF) – Hora do Planeta
Objetivo: Receber o prêmio que Belo Horizonte ganhou como a Capital Nacional da Hora do Planeta. Pela primeira vez o Brasil participou desta disputa e apresentou projetos de oito capitais que tinham como objetivo amenizar os efeitos das mudanças climáticas.
CONVITE DA FUNDAÇÃO FORD PARA APRESENTAR EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO SOCIAL
NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS
Data: 27/02/2014
Evento: Changing the Conversation on Growth: Going Inclusive (Mudando a Conversa sobre o Crescimento: Sendo Inclusivos)
Objetivo: Apresentar a experiência de Belo Horizonte na Plenária: “Cidades como Atores do Crescimento Inclusivo”. Líderes de governos, entidades filantrópicas, o setor privado e a sociedade civil se reuniram na Fundação Ford para o segundo de uma série de diálogos globais sobre como nações e cidades do mundo podem combater a desigualdade social. Convite foi feito pela OCDE.
PRÊMIO DE INOVAÇÃO EM PPPS EM NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS
Data: outubro de 2013
A Parceria Público Privada desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte na área da Educação foi considerada um dos 100 projetos mais inovadores do mundo. Este prêmio foi promovido pelo jornal Financial Times e pelo Citigroup, em colaboração com o Instituto Européen d’Administration des Affaires (Insead), e tem como objetivo descobrir e promover as ideias, invenções e inovações mais engenhosas que ajudam cidades a estabelecer centros de criatividade e progresso.
CONVITE DA OCDE EM MARSELHA – FRANÇA
Data: 04 a 06/12/2013
Evento: 5ª Reunião de Prefeitos e Ministros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
Objetivo: Discutir as formas como os governos nacionais e de cidades podem se unir para trabalhar pela promoção do desenvolvimento e do bem-estar. O evento, que reuniu prefeitos e ministros de cerca de 40 países, focou em debater as diferentes maneiras de fomentar o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida local. O Prefeito Marcio Lacerda foi o único líder brasileiro presente nesta ocasião e apresentou exemplos de políticas públicas promovidas em Belo Horizonte.
DEFESA CIVIL PREMIADA PELA ONU EM GENEBRA – SUÍÇA MAIO DE 2013
O conjunto de ações conduzido pela Prefeitura de Belo Horizonte para reduzir riscos de desastres naturais foi vencedor do prêmio Sasakawa 2013, da Organização das Nações Unidas (ONU). O prêmio tem como lema “A Defesa Civil Somos Todos Nós” e reúne trabalhos de prevenção, preparação e recuperação de áreas a fim de evitar ou minimizar desastres naturais.