Implantação do sistema BRT MOVE foi uma das ações do governo Marcio Lacerda que contribuíram para melhorar a segurança de motoristas e pedestres em Belo Horizonte
Em março de 2010 a Assembleia Geral da ONU definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês de maio foi escolhido como símbolo desse movimento e várias ações passaram a ser realizadas em todo o mundo para provocar na sociedade a conscientização e a mudança de atitudes em relação ao trânsito nas vias urbanas.
Em Belo Horizonte, a resolução definida pela ONU encontrou na Prefeitura um importante aliado para defender e executar ações capazes de salvar milhares de vidas. Prefeito da capital mineira entre 2009 e 2016, Marcio Lacerda destaca que importantes avanços foram alcançados na cidade durante este período.
De acordo com Marcio Lacerda, um dos compromissos do “Plano Estratégico BH 2030” foi justamente o de reduzir a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito. O documento foi lançado pela Prefeitura em 2010. “Em busca dessa meta implantamos uma série de ações e programas, como a utilização de dispositivos eletrônicos de fiscalização, campanhas e projetos educativos e revitalização de travessias e cruzamentos. O resultado dessas iniciativas mostra que, apesar da frota de veículos da capital ter aumentado 149% nos últimos 15 anos, o número de vítimas fatais foi reduzido em quase 50%, passando de 288 em 2009 para 150 em 2015”, lembrou Marcio.
O ex-prefeito afirmou também que nos oito anos de sua gestão Belo Horizonte passou a assegurar cada vez mais aos seus moradores melhores condições de mobilidade, acessibilidade e conectividade em todo o espaço urbano. “Obras e projetos como o BRT/MOVE, com ônibus com ar condicionado mais confortáveis e seguros circulando em faixas exclusivas ou preferenciais, a ampliação das ciclovias e o projeto Trânsito Melhor, com revitalização de calçadas e mudanças na circulação que permitem maior segurança e agilidade para pedestres e motoristas, mostraram-se fundamentais para a consolidação de um ambiente de trânsito seguro, onde pedestres e os diversos modais de transporte coletivo e individual passaram a conviver de maneira mais harmônica e respeitosa”, concluiu.