O Partido Socialista Brasileiro manifesta seu profundo pesar pelo assassinato brutal da vereadora carioca Marielle Franco e de seu motorista Anderson Pedro Gomes. Diante de perdas que são irreparáveis, nos solidarizamos com familiares e amigos, que somam à indignação pela covardia do ato criminoso, a dor de ausências sentidas desde já.
Marielle, mulher, negra e, sobretudo, guerreira, foi uma batalhadora incansável, na defesa dos direitos humanos, o que a levou a desenvolver uma prática política sistemática junto a comunidades e segmentos, vítimas de exclusão, denunciando com coragem as violações e arbitrariedades de que são vítimas.
A sua vida, infelizmente, não pode ser resgatada, mas deve e merece encontrar, por parte de todos nós, que somos solidários com sua luta, um sentido político maior. Cabe-nos tomar de suas mãos as bandeiras que a violência tentou colocar por terra, e erguer nossos pensamentos, vozes e ações em busca de justiça e paz.
Justiça essa que, evidentemente, deve se iniciar pelo compromisso inquebrantável de cobrar das autoridades uma investigação rigorosa, até que todas as circunstâncias desse crime – que alcança também as expectativas políticas de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva – sejam esclarecidas.
Carlos Siqueira
Presidente Nacional
Partido Socialista Brasileiro – PSB